" />" />

Por Um Punhado de Spaghetti Westerns - PPSW

A Fistful of Spaghetti Westerns

Documento Post New Entry

Os Canhões de San Sebastian - 1968

Posted by Henrique Sousa on July 5, 2017 at 7:55 AM

Los Cañones de San Sebastián – 1968

Dirigido por Henri Verneuil


Este é um filme realmente fantástico, e que me agradou bastante, cujos comentários e curiosidades, publico aqui. Trata-se de uma coprodução entre França e Itália (algumas publicações também incluem o México), que tem algumas curiosidades bem interessantes. Ao contrário do lendário solo de Almeria, na Espanha, aqui, todas as locações foram realizadas em território mexicano, mais precisamente nas regiões de Durango, El Saltito e San Miguel de Allende. Apesar disso, é um Spaghetti Western. O filme também tem uma forte credencial, no quesito trilha sonora, que é a composição sob a batuta do grande Ennio Morricone. Dessa vez, não temos as costumeiras tramas de vingança ou caça ao ouro, dos Eurowesterns, mas a trama é realmente muito interessante. Leon Alastray (Anthony Quinn) é um bandido revolucionário no México de 1746 que, ferido e perseguido pelo exército espanhol, acaba invadindo, à cavalo, uma igreja repleta de fiéis, no exato momento da missa. Lá ele recebe a proteção de Padre Joseph (Sam Jaffe), que não o entrega às autoridades. Como punição, Padre Joseph é transferido para uma longínqua paróquia, há 12 dias de viagem, atravessando um grande deserto. O rebelde Alastray segue com ele (muito em agradecimento por ter salvo a sua vida), escondido em sua carroça. Após dias de viagem, com fome e sede, depois de perderem a carroça e a mula morrer, conseguem chegar ao povoado de San Sebastian. Eles descobrem um vilarejo abandonado, que foi arrasado pelos índios Yaquis, e cujos moradores se refugiaram nas montanhas. Se não bastasse a árdua viagem, as coisas ficam ainda mais complicadas para Leon Alastray quando Padre Joseph morre, após sua chegada, e o rebelde acaba sendo confundido pelos camponeses, que descem das montanhas, como o novo padre que foi enviado para aquela comunidade, uma vez que usava o manto que o padre havia lhe emprestado, para proteger-se do sol.

Quanto ao elenco, Anthony Quinn está brilhante neste filme, num papel que parece ter sido feito sob medida para ele. Charles Bronson é Teclo, um bandido cruel que aterroriza os pobres camponeses, fingindo dar proteção a eles contra os índios, mas que, ao mesmo tempo, é amigo desses mesmos índios Yaquis.

Os Canhões de San Sebastian é um filme de 1h e 46 minutos, que diverte, especialmente enquanto Padre Joseph está vivo, e repleto de ação, do começo ao fim. Para os fãs e seguidores de Spaghetti Western, é um filme para se ter em acervo, e que vai agradar em cheio ao espectador de qualquer gênero. Filme altamente recomendado.


Categories: Resenhas

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

0 Comments