" />" />

Por Um Punhado de Spaghetti Westerns - PPSW

A Fistful of Spaghetti Westerns

Documento Post New Entry

Bill, il Taciturno

Posted by Henrique Sousa on June 27, 2017 at 9:15 PM

Bill, il taciturno – 1967

Dirigido por Massimo Pupillo


Bill (George Eastman ) é um tipo de personagem que é marca registrada no Spaghetti Western. É o típico anti-herói, que está ali, de olho em qualquer dinheiro fácil, mas, ao mesmo tempo, ele é rápido no gatilho, e busca por vingança. Em minha opinião, o personagem Bill foi criado sob medida para George Eastman, muito em razão do seu porte físico avantajado e aparência favorável. A apresentação dos créditos iniciais, com Bill trotando em seu belo cavalo, ficou realmente fabulosa. No geral, em que pese os 16 Spaghettis do ator, penso que temos aqui a sua melhor performance no vasto currículo, o que, sem dúvida, torna este filme muito interessante e agradável aos seguidores do gênero. Alguns críticos apontam a história como mais uma banal repetição de “Por Um Punhado de Dólares”, mas isso, certamente, não deve influenciar o fã do gênero. Não se pode esquecer que o gênero foi todo influenciado pela herança do mestre Sergio Leone, e a receita era boa, razão pela qual os diretores trilhavam sempre para o mesmo rumo. Pessoalmente, eu vejo neste “Bill, Il Taciturno” um ótimo filme, com direção firme de Massimo Pupillo, com excelentes cenas de tiros e bastante violência, como deve ser um autêntico Spaghetti Western. A trilha sonora, de Berto Pisano, está bem ao estilo do gênero, o que torna o clima da trama, especialmente na travessia pelas montanhas, bem tenso e repleto de suspense.

Como curiosidade, o título original do filme é “Bill, Il Taciturno”, entretanto, o personagem também é chamado de Django, em alguns países como a França, Alemanha, EUA e Grécia. Assistindo à cópia americana (Django Kills Softly), percebi que durante toda a trama, o personagem é chamado de Bill, e apenas em uma única cena, já no final, é chamado de Django, por Linda (Liana Orfei), que acaba sendo seu par romântico na história. Se bem que no Spaghetti não é comum o mocinho ficar com a mocinha, no final.

Sobre o dvd desse filme, não tenho conhecimento se alguma distribuidora o lançou no mercado brasileiro. O que sei é que há uma cópia, legendada, em português, rolando pela internet, para download. Essa mesma cópia pode ser encontrada no YouTube, o que facilita aos seguidores assistir e avaliar o filme. Isso é muito bom, mesmo a imagem não sendo de boa qualidade e tendo alguns trechos cortados. Em suma, temos aqui um ótimo western que vai agradar em cheio ao mais spagheteiro dos seguidores.


Categories: Resenhas

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

0 Comments