" />" />

Por Um Punhado de Spaghetti Westerns - PPSW

A Fistful of Spaghetti Westerns

Documento Post New Entry

Os erros das distribuidoras de DVDs

Posted by Henrique Sousa on February 17, 2016 at 1:45 PM

Vez por outra nos deparamos com erros, no mínimo imperdoáveis, e totalmente inexplicáveis, cometidos pelas produtoras/distribuidoras de vídeos responsáveis pelos lançamentos das cópias de filmes do gênero spaghetti western, no mercado nacional. Longas cenas cortadas, dublagens horríveis e embalagens com o filme errado, são alguns dos casos mais comuns.

Para que o leitor compreenda bem o assunto aqui abordado, vou citar alguns exemplos bem conhecidos, e por mim já abordados, o que considero um verdadeiro desrespeito aos fãs e seguidores brasileiros dos faroestes italianos. Esses cortes podem passar despercebidos da maioria dos cinéfilos de plantão, porém, sempre vai haver alguém que irá perceber. Elas podem até serem cometidas de modo inocente, ou mesmo intencionalmente. Tudo é possível, não dá para fazer um julgamento.

Para começar, temos o caso de Trinity Ainda é o Meu Nome (Trinity is Still my Name). Aqui, a cópia disponibilizada pela distribuidora no mercado brasileiro, foi lançada completamente mutilada. São mais de quatro minutos de cena, onde Bambino caminha pelo deserto, carregando a cela do seu cavalo nas costas, parte que os fãs nunca verão, a não ser que assista uma cópia estrangeira. Na cópia em inglês, a cena deletada ocorre após os créditos de abertura. Na cópia espanhola, ela aparece antes dos créditos, com Terence Hill.

Outro caso escabroso ocorre no filme O Matador de Elite (Gentleman Killer), protagonizado por Anthony Steffen. Quase nove minutos de material foi extraido na cópia brasileira. Os fãs que já assistiram ao filme, provavelmente nunca perceberam (e nem poderiam), porque não é tão simples assim perceber esses cortes. Para isso seria necessário que, anteriormente, o cinéfilo já tivesse visto uma outra cópia, integralmente. Esses nove minutos de material cortados contém cenas de ação de grande importância no desenvolvimento da trama. Não deveriam nunca terem sido irresponsavelmente deletadas da cópia brasileira.

Tem também o caso dos filmes “Uma Pistola Para Ringo” e “O Retorno de Ringo”, ambos estrelados pelo grande ator Giuliano Gemma. A Ocean Pictures lançou no mercado nacional a cópia de “O Retorno de Ringo”, porém, cometeu o bizarro erro de estampar na embalagem do produto, o título “Uma Pistola Para Ringo”. Durante vários anos este erro permaneceu assim, sem nenhuma explicação, retificação ou retratação da distribuidora, e provavelmente, ainda se encontre no mercado dessa forma. Apenas recentemente, fiquei sabendo que a mesma distribuidora lançou um DVD duplo com os dois filmes.

Além dos casos acima, bizarros e inaceitáveis, ainda há mais um episódio inexplicável de atropelo ao gênero spaghetti western. Dessa vez a vítima é o filme O Grande Duelo (The Grand Duel) , com Lee Van Cleef, Giancarlo Santi e Horst Frank. Esse, provavelmente, é o maior erro cometido em toda a história da distribuição de filmes de todos os tempos, em território brasileiro. O filme está disponível em lojas de departamentos de todo o país, lançado pela Wet Music, e foi disponibilizado em uma embalagem com uma imagem em preto e branco de Lee Van Cleef, levantando levemente a aba do chapéu. Em letras garrafais, a palavra “Westerns, Heroes & Bandits”, e em seguida, o título do filme: “O Grande Duelo”.

Até aí, tudo certo, nada de errado. A grande surpresa, no entanto, está quando o disco é colocado no DVD Player. A mídia gravada no disco nada tem a ver com o filme “O Grande Duelo”, spaghetti western protagonizado pelo grande Lee Van Cleef. Ao iniciar a reprodução no player, o fã do gênero ficará atônito, pois, o filme reproduzido será “The Sundowners” (Os Madrugadores), filme de 1950, dirigido por George Templeton, e estrelado por Robert Preston e Robert Sterling. Aconteceu comigo e foi grande a decepção ao constatar que o filme comprado, na realidade, não era o que indicava na embalagem.

No resumo de tudo, fica aqui o meu alerta para quem adquirir a cópia de “O Grande Duelo”, lançada pela Wet Music. A capa do DVD indica um filme, mas, no disco, o conteúdo é outro, completamente diferente. A respeito de todas essas falhas, penso que as distribuidoras deveriam retificar seus erros, no mínimo, promovendo o relançamento desses filmes em cópias íntegras e fiéis. Certamente, não repararia o dano, mas, já seria um sinal de boa vontade e respeito ao universo de fãs e seguidores desse gênero chamado de spaghetti western.

Henrique Sousa

 

Categories: Opinião

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

0 Comments