" />" />

Por Um Punhado de Spaghetti Westerns - PPSW

A Fistful of Spaghetti Westerns

Documento Post New Entry

Cipolla Colt - 1975

Posted by Henrique Sousa on April 15, 2012 at 8:30 AM

Cipolla Colt - 1975

Dirigido por Enzo G. Castellari


Começar a falar de “Cipolla Colt” foi um verdadeiro desafio. Por onde deveria começar? A sinopse acabou sendo o ponto de partida, até porque não há tanto assim para se discorrer sobre esta inusitada comédia estrelada por Franco Nero. A verdade é que um enorme campo petrolífero (enorme mesmo!) acabou sendo descoberto em uma pequena cidade do Texas, chamada Paradise City? O filme começa com um sobrevoo panorâmico sobre um enorme vale, onde o que mais se vê são torres de petróleo, até onde a vista pode alcançar. Impressionante! O fato, que poderia parecer de grande importância para o desenvolvimento da região, acabou mesmo foi despertando a ambição de uma poderosa Companhia, que agora, pretende se apoderar de todos as propriedades da vizinhança, custe o que custar.

Muitos defendem que este filme foi uma forte evidência da razão pela qual o gênero spaghetti western morreu tão cedo. Críticos destacam que o sucesso dos filmes de Trinity, que sem dúvida eram divertidas comédias em estilo western, tiveram uma grande parcela de responsabilidade para que, da noite para o dia, tudo fosse modificado no planeta spaghetti, só que para pior. Seguindo esta divertidíssima onda da comédia, eis que outros diretores decidiram se aventurar nessa empreitada, e um deles foi o renomado diretor Castellari. Longe de ser um western sério, como Keoma, por exemplo, o ilustre diretor enveredou pelo campo do sarcasmo, da ironia, ou qualquer outra denominação similar que você queira dar para esta cômica historia, onde um pistoleiro devorador de cebolas (e seu esperto cavalo) usa seu próprio alimento para liquidar todos os bandidos. Dando uma olhada no exótico personagem principal, você já pode imaginar o resto do filme. A trama exala surrealismo e humor igualmente sem graça, detalhe que o seguidor pode conferir através do trailer. Você pode chegar ao ponto de se perguntar porque atores da grandeza de Nero ou Anchóriz se submeteram a papéis tão recheados de ironia? Por outro lado, podemos supor que a interpretação de um artista, seja qual for, sempre irá depender conforme a definição do roteiro.

A maioria das pessoas certamente irá odiar este filme, simplesmente chamando-o de idiota. Tudo bem, talvez seja um filme estúpido. Porém, muitos poderão achá-lo extremamente divertido, por causa de sua natureza totalmente bizarra. E durante toda sua exibição, a todo momento, o filme continua a exibir situações malucas, cada uma diferente da outra, e a atenção do expectador sempre vai estar voltada para a trama, esperando, no momento seguinte, para ver um novo tipo de insanidade que o roteiro poderia tirar de suas mangas. Se você gosta das travessuras de Terence Hill e Bud Spencer, e está acostumado às inúmeras características não convencionais que os filmes italianos apresentam, você certamente irá precisar dar uma olhada neste filme. Com toda certeza, você vai gostar ou vai odiar, mas você nunca vai esquecer!

Você pode se deparar com muitas avaliações negativas do filme, porém, para mim, não se trata de um filme ruim. Eu digo que é um filme muito divertido. O próprio Franco Nero se divertiu muito neste trabalho. Diversos críticos são contra as comédias no gênero. Muitos até fazem questão de enfatizar. Entretanto, queiram ou não, as comédias com Terence Hill, George Hilton ou Anthony Steffen, e até mesmo este Cipolla Colt, fazem parte deste eterno legado e, a estas alturas, nada pode ser feito para mudar tal fato no lendário planeta spaghetti. Para os que admiram um western mais sério, fica o consolo em saber que, apesar de Castellari haver trilhado por este irônico caminho, ele também deixou sua marca em diversos outros ótimos filmes, e o que ocorreu neste seu trabalho das “cebolas” não passou de uma experiência inusitada em seu currículo, onde ele precisava pagar para ver.

No Brasil, o filme ficou conhecido como “ Confusão em Paraíso City”, mas, o filme foi lançado por aqui? Eu não tenho conhecimento. De qualquer modo, o acervo do site possui o arquivo avi com excelente qualidade de imagem.

 

 

Elenco: Franco Nero, Sterling Hayden, Martin Balsam, Romano Puppo, Emma Cohen, Dick Butkus, Leo Anchóriz, Helmut Brasch, Enzo G. Castellari, Dan van Husen, Duilio Cruciani, Nazzareno Zamperla, Manuel Zarzo, David Warbeck, Massiom Vanni, Charly Bravo, Fernando Castro, Wal Davis, Daniel Martin, Antonio Pica, George Rigaud, Alejandro de Encisco, Xan Das Bolas, Lucy Tiller, Leopold Francis, Vidal Molina, Juan Antonio Rubio

 

Música: Guido and Maurizio De Angelis


Categories: Resenhas


Comments are disabled.